Projetos e Ações
O Instituto UFC Virtual apresentou, na manhã desta quinta-feira (24), no bloco didático Ronaldo Ribeiro (Campus do Porangabuçu), diversas possibilidades de empregos de tecnologias virtuais na educação aos docentes da Faculdade de Medicina (FAMED). Entre os exemplos citados, estão gamificação, realidades aumentada e virtual, impressões e animações 3-D.
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa, que não visa substituir o ensino presencial, mas sim ampliar as possibilidades de uso da tecnologia na sala de aula. “Essa é uma das vocações do UFC Virtual, a criação de programas e ferramentas para ampliar o ensino virtual”, afirmou.
O gestor adiantou ainda que será feita uma regulamentação a fim de evitar sobreposição de trabalho, otimizando recursos, como o compartilhamento de espaços e equipamentos. Ele defendeu ser preciso vencer preconceitos e aceitar que a realidade virtual fará, cada vez mais, parte das nossas vidas.
Cândido Albuquerque citou ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas no contexto da pandemia de covid-19, a UFC se esforçou para garantir o acesso dos estudantes, em especial os mais vulneráveis, às tecnologias. Ele lembrou que foram distribuídos equipamentos e chips para permitir o acesso à Internet e, assim, possibilitar que os discentes acompanhassem as atividades acadêmicas realizadas de forma remota.
Corroborando a iniciativa, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, observou que essa ideia compartimentada “entre as unidades de ensino precisa ser quebrada, fazendo com que fiquem mais próximas”. Ele ainda enfatizou ser preciso diferenciar o conceito de aula a distância, em que os alunos assistem aos conteúdos remotamente, do ensino que utiliza tecnologias a fim de aperfeiçoar o aprendizado.
Para o diretor da FAMED, Prof. João Macedo, a parceria entre as duas unidades será positiva. “O reitor tem abraçado essa causa, sempre preocupado com nossas faculdades e cursos e buscando o que há de mais moderno em educação, em especial no ensino e pesquisa”, disse.
O diretor do UFC Virtual, Gabriel Paillard, explicou que uma das funções do instituto é trabalhar com sistemas multimídia. “Hoje a gente já tem capacidade de processamento com supercomputadores”, destacou.
APLICAÇÕES – Durante a demonstração prática de diversas opções pedagógicas com uso da tecnologia, os participantes puderam acompanhar exemplos de simulações e experimentar o uso de óculos de realidade virtual. De acordo com o Prof. Adriano Oliveira, do UFC Virtual, a unidade já tem aplicado soluções em áreas como medicina e saúde, educação a distância (EAD), arquitetura e engenharia, química e física, entre outras.
O Prof. George Gomes, também do UFC Virtual, demonstrou um projeto que transforma imagens de ressonância magnética em uma simulação de colonoscopia. Assim, é criada uma imagem computadorizada do intestino, projetando os problemas identificados na ressonância, sem a necessidade de realizar o procedimento de colonoscopia. “É como se fosse um jogo, você consegue navegar no modelo”, informou.
Também estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; o coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER, Prof. Rodrigo Rego, além de docentes da FAMED.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br
A Universidade Federal do Ceará (UFC) acaba de obter o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para o projeto “Realidade virtual no apoio ao ambiente didático em saúde”, a ser desenvolvido pelo Instituto Universidade Virtual (IUVI), inicialmente em parceria com a Faculdade de Medicina. O projeto foi submetido pelo Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS), vinculado ao Curso de Sistemas e Mídias Digitais, e sua contemplação foi resultado de articulações diretas da Reitoria com a agência de fomento estadual.
O LABVIS se originou no contexto de uma parceria entre a UFC e o Centro Interdisciplinar de Análise de Imagens (CMAI), coordenado pelo cientista-chefe da área da Saúde, Prof. José Xavier Neto. Como a colaboração no programa estadual foi encerrada no início deste ano, o apoio da FUNCAP restaura e permite dar continuidade às ações do laboratório, reequipando o IUVI com dispositivos que viabilizam pesquisas em realidade virtual e audiovisual interativo.
De acordo com o coordenador do LABVIS, Prof. Adriano Oliveira, a mais relevante das parcerias do projeto é com a FAMED, para desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de realidade virtual no ensino em saúde. Além desta, outras parcerias pontuais já foram firmadas, como com o Departamento de Geografia da UFC em disciplinas de Geomorfologia, ministradas pelo Prof. Rubson Pinheiro Maia. Nas atividades didáticas, é feito mapeamento de cavernas, e o LABVIS gamificou essas estruturas geológicas para melhorar o aprendizado de pesquisadores e alunos.
O montante aprovado foi de R$ 150 mil e garantiu para o laboratório equipamentos de câmera, luz e captação de som; computadores gamers de alto desempenho (adequados para trabalhos de animação e desenvolvimento de jogos) e óculos de realidade virtual. “Nosso laboratório é focado na produção de visualizações interativas, usando tecnologia de games e realidade virtual e aumentada. A aplicação imediata dos equipamentos adquiridos será na área de educação em saúde, embora vá ajudar também o Curso de Sistemas e Mídias Digitais, que tem uma longa tradição de pesquisa em realidade virtual e aumentada mas estava desequipado”, contou o Prof. Adriano, que não descarta parcerias para ampliar o uso dos equipamentos e levar a outras unidades acadêmicas essas novas formas de interação.
O reitor Cândido Albuquerque relatou que, graças à sensibilidade da FUNCAP para com a importância do tema e a excelente relação da fundação estadual com a UFC, as atividades poderão ser retomadas, sem prejuízo para a contribuição do laboratório e do projeto. “Fica aqui o agradecimento ao diretor Tarcísio Pequeno e meu reconhecimento, pela aprovação da iniciativa, ao diretor do Instituto Universidade Virtual, Prof. Gabriel Paillard, e à equipe executora do projeto [professores Adriano Oliveira, George Allan Gomes, José Gilvan Maia e Ismael Pordeus Furtado]. Será excelente para toda a Universidade”, declarou o dirigente máximo.
“Esse trabalho permitirá à unidade atualizar sua equipagem para dar conta das necessidades presentes da área. São equipamentos de ponta, embora ainda não em grande quantidade, que serão um ótimo ponto de partida”, adiantou o Prof. Adriano Oliveira, coordenador do laboratório e do projeto.