Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações do SMD (LABVIS)

O Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS) foi criado em 2022 a partir de um projeto apoiado pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e está localizado no Bloco Didático do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. O laboratório possui estações gráficas de trabalho para produção avançada de mídias, óculos de realidade virtual de última geração, equipamentos de produção fotográfica e audiovisual, além de impressora 3D. 

O LABVIS é dedicado a ações de ensino, pesquisa e extensão em soluções integradas para visualização e interação simulada de modelos, sistemas físicos e informacionais. Para tanto, desenvolve tecnologias e projeta soluções que permitam a virtualização de objetos e cenários reais através de variadas mídias digitais, possibilitando ao público interagir em tempo real com modelos foto realistas em contextos de treinamentos, capacitação, ensino e cultura. 

Algumas das tecnologias utilizadas incluem renderização 3D de imagens estáticas de alta qualidade, animações 3D, aplicações gamificadas para desktop e dispositivos móveis, aplicações interativas e simuladas pela web (WebGL), realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e impressões de modelos 3D. 

O campo de aplicação dessas tecnologias é muito amplo. Podemos citar: 

  • EAD: disponibilização de imagens realistas, simulações em animação, interação digital direto em páginas web, realidade aumentada e virtual. 
  • Medicina/Saúde: treinamentos e capacitações a partir de simulações de procedimentos cirúrgicos, montagem e manipulação de instrumentos e equipamentos, interações com órgãos realisticamente representados (dissecção virtual), tele presença em realidade virtual, salas virtuais de ensino, modelos 3D impressos esquemáticos. 
  • Química/Física: simulação de interações físico-químicas entre objetos, representação de interações entre partículas subatômicas, visualizações em astronomia. 
  • Ecologia/Biologia: modelos celulares dinâmicos, visualização de estruturas de microrganismos, representações virtuais de fauna e flora de ecossistemas. 
  • Arquitetura/Engenharia: visualizações interativas de projetos arquitetônicos e de engenharia. 
  • Cultura e artes: instalações artísticas interativas em VE e AR, museus virtuais em VR, reconstrução virtual de patrimônio histórico. 
  • Divulgação científica: apresentação visual interativa de dados e modelos científicos. 
 

O LABVIS busca, portanto, explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia digital para proporcionar experiências imersivas e interativas em diversos campos do conhecimento e da cultura.